Tour - Tui, Galícia - Espanha


Fiz uma curta viagem ao Norte de Portugal e aproveitei e dei um pulo em Tui, uma linda cidade histórica localizada na província da Galícia na Espanha, que faz fronteira com Portugal. Com o rio Minho como principal característica da paisagem verde, essa linda cidade é detentora de um rico complexo histórico-artístico. 

A cidade, declarada um complexo histórico-artístico, viu sua herança enriquecida ao longo dos séculos, graças à sua localização estratégica. Tui é, antes de tudo, uma catedral murada que irradiava vida cultural, económica e militar. A rodovia moderna substituiu a ponte de ferro - que ainda é preservada e é uma verdadeira obra prima. A ponte de ferro foi projetada por Alexandre Gustave Eiffel, o mesmo construtor da Torre Eiffel. 


Tui é muito tranquila e o viajante pode entender, andando pelas ruas medievais, por que a cidade foi declarada um complexo histórico-artístico. Tui tem entre sua herança arquitetónica uma catedral românica e gótica, as igrejas de San Bartolomé - românico - e San Telmo - barroco - e vários pontos de vista. O Monte Aloia, perto de Tui, foi o primeiro lugar na Galícia a ser declarado parque natural, e é um mirante de onde estão contempladas a Ria de Vigo e o vale do rio Louro. Isso flui para o Minho, um verdadeiro protagonista da vida da cidade, que faz uma fronteira natural com Portugal. 

Curiosidades

O vale fértil do Minho e suas magníficas condições naturais permitiram ao território tudense acomodar assentamentos humanos desde os primeiros tempos. Os vestígios são do período Paleolítico (20.000 aC) nos terraços fluviais do rio Minho e Louro e do período Neolítico (5.000 aC) são o machado de Carrasqueira ou monumentos megalíticos (Anta - Areas). A introdução da metalurgia (4.000 aC) deixou testemunhos como o capacete dos machados de bronze de Caldelas (agora no Museu Diocesano Tudense) ou gravuras de Randufe.
Localizada acima do rio Minho, em frente à cidade de Valença do Minho, do outro lado do rio em Portugal. Tui não tem controle de passaporte e você pode simplesmente dirigir ou atravessar. As ruas de Tui terminam em direção a sua catedral no topo da colina, uma vez parte das defesas de Tui contra os portugueses. As batalhas regulares entre os dois países ocorreram durante a Idade Média e a catedral do século XIII tem torres e ameias defensivas.






















Nossa visita foi breve, mais me senti enriquecida de mais cultura, senti-me na Era Medieval, ao andar por aquelas ruas estreitas e cheias de histórias.

Vale a pena conhecer a cidade, pela cultura, pela história, ou somente para apreciar um fim de tarde sentada em uma esplanada a contemplar o tempo. Viajar é bom, é revigorante e todo mundo deve fazer isso vez ou outra.

Veja também o meu último post no Instagram e se ainda não me segue lá, siga e me acompanhe, todos os dias tenho conteúdos novos. @lannemachado

Islanne Machado

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do Life Enthusiast.
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)
♡ Blog Life Enthusiast ♡ Instagram ♡ Facebook<a