Sustentabilidade: Tempo de mudança e reflexão


O desafio julho sem plásticos #plasticfreejuly chegou ao fim, então decidi partilhar no blog tudo que aprendi neste mês. Será possível viver sem plásticos? Já pensaram em ir às compras levando seus próprios potes ou embalagens reutilizáveis? Acham isso ultrapassado ou têm vergonha? 

Em primeiro lugar devo expressar meu total agradecimento às pessoas que se propuseram em criar, administrar e incentivar esse desafio totalmente sem fins lucrativos e em prol de uma causa maior, o nosso ecossistema, o nosso planeta Terra.
Eu tentei me unir a elas em combate a grande quantidade de plásticos que utilizamos e dispensamos facilmente no dia-a-dia. Admito que não foi nada fácil, foi uma tarefa super difícil, fiquei chocada com a quantidade de lixo e de sacos plásticos que eu consumia em um dia, nunca tinha pensado nisso. Parece que acordei de um longo tempo de sono, onde eu não me dava conta de nada. Graças a Ana do blog Ana, Go Slowly  eu tive a oportunidade de aprender e tomar conhecimento de outros perfis do instagram ligados ao movimento, assim como o grupo do facebook Lixo Zero Portugal.
Fiquei aliviada quando deparei-me com outras alternativas para evitar o uso excessivo de plásticos e tentei colocar algumas em prática. Aprendi mais sobre compras a granel e conheci através da Internet como funciona esse sector aqui na Europa.
Isso tudo fez-me lembrar que antigamente comprar alimentos era bem diferente: as carnes ficavam penduradas, arroz e outros grãos eram vendidos a granel (sem embalagens) e depois pesados em uma balança. Ainda hoje em muitas regiões do Brasil ainda existe lugares que vendem assim. 

Compras a granel na Toca Granel

A decoração da loja é super original e faz referência as comprar de antigamente.
Levei dois frascos e comprei esses dois pequenos, 
a loja disponibiliza alguns frascos para vendas, caso a pessoa não leve os seus. 
A diferença é que antigamente não usavam sacolas plásticas para o transporte desses alimentos. Felizmente na Europa existem muitos lugares que fazem esse tipo de venda e o número só aumenta. As vantagens são muitas: 

  • Poupar dinheiro
  • Ser ecologicamente correto
  • Evitar o desperdício
  • Selecionar os melhores produtos

 
Workshop com a Ana, que também é embaixadora do movimento
Lixo zero Portugal
Também participei do Workshop Desperdício Zero, ministrado pela Ana, na Toca Granel, uma loja especializada em vendas de produtos Biológicos a granel, localizada no centro do Porto. Foi uma experiência muito rica de aprendizados. Eu li um pouco antes sobre como comprar a granel e fiquei a saber que era importante levar nossos frascos de vidros, então eu fiz isso, algumas coisas foram embaladas em sacos de papel da própria loja.

Depois de um mês de leitura, conscientização e novos aprendizados, comecei a mudar muita coisa na minha rotina diária. Infelizmente ainda é impossível viver sem a utilização de alguns produtos plásticos, pelo menos na minha realidade, porém não pretendo mais comprar embalagens plásticas para guardar isso ou aquilo.
Farei o que já faço aleatoriamente, que é reutilizar os frascos de vidros. Também tenho as verdadeiras Tupperware que são ecologicamente correta e tem garantia de 10 anos, com elas evito o uso de copos e garrafas plásticas descartáveis, que demoram muitos anos para se decomporem e que custam cerca de 2 mil vezes mais que a água de torneira.
A mudança começa no momento que você decidir cuidar e amar o nosso planeta, ele é o casa das futuras gerações, vamos fazer a diferença, cada atitude de preservação é válida, porém tenho a certeza que você pode e irá fazer mais, por você, pelo futuro e pelo planeta. Estou errada?

Siga-me no Instagram para acompanhar minha atualizações diárias. Criei um ig exclusivo para o blog: @lifeenthusiastblog e outro com fotos de Portugal @enthusiastphoto_pt  .


Beijinhos!!!!!

Lanne Machado

1 comentário:

  1. Nossa que demais
    realmente assim é uma economia em tudo
    fora que esse ambiente é muito mais acolhedor
    e esse Workshop teve ter sido demais

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do Life Enthusiast.
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)
♡ Blog Life Enthusiast ♡ Instagram ♡ Facebook<a