Lugares de Portugal | Um dia no Zoo de Santo Inácio

Portugal | Um dia no Zoo de Santo Inácio

Olá a todos!!!
O post de hoje é sobre um cantinho de Vila Nova de Gaia que tive o prazer de visitar com a minha família, em um belo dia de sol dos últimos dias da primavera.
O lugar em questão foi o Zoológico de Santo Inácio, localizado em Vila Nova de Gaia. Esse lugar tem por objetivo aproximar a comunidade da natureza e da vida selvagem, chamando a atenção dos visitantes para a importância da conservação das espécies.



Um pouco da história do Zoo:

O Zoo de Santo Inácio teve origem na propriedade de uma família em Avintes, em Vila Nova de Gaia em 1702, aí situava-se a casa de férias dos van-Zeller, uma família burguesa de raízes Holandesas que nessa época se estabeleceu no Porto para, entre outros interesses, se dedicar ao comércio de Vinho do Porto.
No final do século XX, a então, a Quinta de Santo Inácio encontrava-se nas mãos de uma empresa familiar pertencente a descendentes dos van-Zeller – a Quinta da Aveleda – cujos sócios decidiram levar a cabo um projecto particularmente interessante e arrojado – a criação de um Parque Zoológico! E desde então esta família fez com que este Zoo tenha vindo a proporcionar momentos mágicos a quem o visita. Fonte do artigo: Zoo Santo Inácio - Preços, Vila Nova de Gaia





Eu gostei muito do lugar. Recomendo a todos conhecer a variedade de animais que o parque preserva e acolhi. 
Durante o passeio aconteceram espetáculo que a equipe de animação promove. Tem parques de recreação infantil, esplanadas de merenda, restaurantes e snack bar. Além de enfermaria, casas de banhos em vários pontos, loja e um grande espaço para fazer piquenique. Eu e minha família optamos por fazer um piquenique e foi maravilhoso, o primeiro que fiz, as crianças amaram.





























Sobre a localização, é um pouco afastado do centro do Porto, 10 a 15 minutos, isso é maravilhoso, pois fica longe da agitação e o contacto com a natureza é ainda maior. O Zoo tem um ponto com uma vista esplendorosa para o Rio Douro, um lugar magnífico para fazer fotos e apreciar a calmaria. 
O valor da entrada (veja valores aqui) é um pouco alta, porém entendo que a manutenção de um lugar como esse não deve ser nada barata, o valor condiz com o que o Zoo oferece aos seu visitantes e cuidados com os animais. É um lugar que eu recomendo a todos conhecerem, pois entramos em contato com a natureza e o mundo selvagem.

NOTA:

Argumentos a favor dos zoológicos

• Ao aproximar pessoas e animais em um mesmo ambiente, zoológicos educam o público e estimulam a apreciação dos animais. Esta exposição e educação pode motivar as pessoas a proteger os animais.
• Zoológicos salvam espécies ameaçadas de extinção, trazendo-os para um ambiente seguro, onde são protegidos de caçadores, perda de habitat, da fome e de predadores.

Argumentos contra zoológicos

• Do ponto de vista dos direitos dos animais, não temos o direito de reproduzir, capturar e confinar os outros animais, mesmo que eles estejam em perigo.
• Ser membro de uma espécie em extinção não significa que os animais, individualmente, têm menos direitos.

Na discussão sobre os jardins zoológicos, ambos lados vão argumentar que estão salvando e ajudando os animais. Qual o seu posicionamento? Eu confesso que ainda não tenho opinião formada sobre o assunto. 

Siga-me no Instagram para acompanhar minha atualizações diárias. Criei um ig exclusivo para o blog: @lifeenthusiastblog e outro com fotos de Portugal @enthusiastphoto_pt  .

Beijinhos!!!!!

Lanne Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do Life Enthusiast.
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)
♡ Blog Life Enthusiast ♡ Instagram ♡ Facebook<a