O que é o Fashion Revolution?


moda consciente

Fashion Revolution é um movimento global, criado em prol do trágico acidente em Dhaka, Bangladesh, quando uma fábrica desmoronou no meio da jornada de trabalho, matando 1.134 trabalhadores e ferindo mais de 2.500 pessoas. Os trabalhadores estavam a confeccionar as roupas que usamos.
O Fashion Revolution cobra maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda. Eles querem confrontar a indústria da moda e iniciar uma revolução para mudar radicalmente a maneira como nossas roupas são produzidas e compradas.
Esse movimento tornou-se um evento realizado durante uma semana inteira, de 24 a 30 de abril, em vários países e dezenas de milhares de consumidores de todo o mundo perguntaram às marcas, #whomademyclothes, ou seja "Quem fez minhas roupas", como parte de uma campanha global de mídia social.
Sabemos que a moda é uma indústria trilhões de dólares, muitos de seus trabalhadores são de países onde a mão de obra é barata, marcas que amamos e são ostentadas por muitos, na realidade são produzidas em outros países com custos trabalhistas mais baixos e muitas vezes precários. O Fashion Revolution quer chamar nossa atenção para isso, para sabermos o que está por trás daquele vestido lindo que compramos em lojas Fast fashion, quem o fez e a que custo.
moda consciente
 #whomademyclothes, ou seja "Quem fez minhas roupas"
Eu não sou tão radical ao ponto de não comprar em lojas Fast fashion, (é um termo usado para descrever um estilo de roupa que segue as últimas tendências do mercado da moda, e é projetado de forma rápida), porém de dois anos para cá, sou controlada com compras, contei minha história com o consumismo neste post (aqui). Aderi ao Capsule Wardrobe, o famoso Armário-Cápsula (saiba tudo clicando aqui) e hoje vivo muito melhor, consegui ter uma visão do que realmente é a moda e o que é tendência, o que é necessidade e o que é consumismo desenfreado.
Acredito que um consumo consciente e controlado é saudável, não precisamos entupir nossos armários de roupas que não vamos usar, ou vamos usar uma só vez, qual o intuito disto? O que vamos ganhar comprando roupas que não precisamos? Roupa não é descartável, roupa é arte, arte temos que valorizar, seja Chanel, ou seja uma roupa comprada na feira.

O que é o Fashion Revolution?
Roupa não é descartável, roupa é arte.
Não é tarde demais para educar-se sobre o consumo consciente, ficar informado e fazer sua própria mudança em prol de um mundo futuramente melhor e menos consumista, o planeta agradecerá. Com a ideologia do Fashion Revolution , é o momento perfeito para começar a repensar sobre o que é moda e o que é modismoModa vai muito além de tendências. Nunca esqueça-se disto.

E você, já ouviu falar do Fashion Revolution?
Como é sua relação com a moda e tendências?
Deixe sua opinião, ela será muito importante para o blog.



(imagens da internet)

Lanne Machado

10 comentários via Blogger
comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Gostei do post, não conhecia este "movimento"!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Obrigada pela visita. Beijinhos!!

      Eliminar
  2. Grandes marcas não somente do mundo da moda têm suas fábricas em países onde o custo da mão de obra é baixíssimo, na maioria desses trabalhos as condições são precárias e as pessoas são exploradas. Um movimento como esse é de grande importância, pois o mesmo serve para dar visibilidade ao que passa despercebido pela visão da sociedade.

    Conceito Aberto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completaste minha linha de raciocínio. Obrigada pela presença aqui. ;)

      Eliminar
  3. Não conhecia, mas adorei o conceito, excelente post! :)
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um movimento que faz todo sentido no nosso atual mundo. Obrigada!! Beijos!!

      Eliminar
  4. Oi
    Super interessante ☺ eu não conhecia. Gostei da dica 😉
    Bjo

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca tinha ouvido falar do Fashion Revolution!Fiquei muito feliz em poder saber mais sobre este assunto aqui no seu blog.Na verdade eu nào sou uma pessoa consumista.Compro roupas qdo preciso e nào sigo tendências.Sigo o que me agrada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que pude contribuir com algo. Então és como eu. Obrigada por visitar meu blog. Beijinhos.

      Eliminar

Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do Life Enthusiast.
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)
♡ Blog Life Enthusiast ♡ Instagram ♡ Facebook<a