Primeira Páscoa em Portugal

tradição em portugal páscoa


Amanhã é domingo de Páscoa, dia em que os cristãos relembram a morte e ressurreição de Jesus Cristo, dia em que as famílias se reúnem para celebrar a vida.

A Páscoa lembra-me, acima de tudo, o maior dom de todos: o amor. É ele que faz com que nossa vida valha a pena, é o que torna a Páscoa verdadeiramente significativa, sem amor, a Páscoa não seria celebrada.

Essa é a nossa primeira Páscoa em Portugal, a primeira Páscoa do outro lado do oceano, por isso pesquisei bastante sobre as tradições do país, pois acredito ser extremamente importante o conhecimento cultural do local onde vivemos, para uma melhor adaptação. Citarei três tradições que descobri aqui.

1. Prato principal: Cabrito, cordeiro ou borrego - Na Páscoa, a tradição manda comer cordeiro assado no forno. Este costume pode variar consoante a região do país. Cabrito é a cria da cabra e do bode, já o cordeiro é a cria da ovelha e do carneiro e o borrego é um cordeiro entre 7 e 15 meses (confundi toda minha cabeça com isso). O cordeiro simboliza Jesus Cristo, filho e cordeiro de Deus, sacrificado em prol do rebanho. Aqui em casa irei preparar cabrito (mesmo contra minha vontade), é uma carne maravilhosa, muito boa mesmo, entretanto não gosto da ideia de comer os bichinhos bebés, sinto-me um pouco estranha com isso.


2. Oferecer prendas - Faz parte da tradição oferecer prendas aos afilhados, como amêndoas, dinheiro ou o Folar: que é um bolo de massa seca, com canela e erva-doce, ele representa um ritual de dádiva, solidariedade e convívio.

tradição em portugal páscoa

páscoa

3. As casas são limpas minuciosamente para a visita do Compasso, que simboliza a entrada de Jesus Cristo no lar, com a bênção do padre que benze a casa e todos os que ali habitam.

Assim como no Natal, na Páscoa não será diferente, vou adaptar as tradições portuguesas. Vai ter cabrito, amêndoas, o folar, assim como, nosso tradicional bolo de chocolate, pudim de leite e ovos de Páscoa.
O mais importante da páscoa não é o material, não é o que comemos ou oferecemos, o mais importante na páscoa é a união entre a família, é a celebração do amor, é a felicidade de ter quem amamos por perto, e mesmo quem não estar perto físicamente, estar perto do coração. 
A Páscoa significa uma nova vida para nós, é a promessa que Deus nos renova em cada primavera. Por isso espero que esse clima de Páscoa encha os vossos corações com muita paz e alegria!


Feliz Páscoa!!

Lanne Machado

5 comentários via Blogger
comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Adorei conhecer o teu blog :) Boa Páscoa querida, segui-te *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado minha querida :D Espero que tenhas tido um dia feliz e que, neste primeiro ano, te tenhas sentido logo parte integrante da comunidade! A Páscoa é das tradições mais sentidas em termos culturais e, por essa mesma razão, deve ser aproveitada nesse sentido!!

    NEW TIPS POST | Thermal Water: YAY or NAY?!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me sinto parte integrante! Amo tua terra. rsrs. Me faz bem!! Beijinhos!!

      Eliminar
  3. Eu achei bem estranho comer os bichinhos novos. Mas como pretendo morar em Portugal, é bom saber, certamente vou passar por isso também rs

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do Life Enthusiast.
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)
♡ Blog Life Enthusiast ♡ Instagram ♡ Facebook<a