O Porto Encanta-me sempre | Rotunda da Boavista

 Rotunda da Boavista


Sempre gostei bastante de saber a origem de tudo, pois tudo nesta vida tem uma história, tem um sentido e um significado. Todas as vezes que me dirigia ao Consulado do Brasil no Porto, deparava-me de longe com aquela imensa rotunda, ou praça, ou jardim. Trata-se da Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida como a Rotunda da Boavista.

Leia também sobre o Parque da Cidade do Porto.

Nunca sabia ao certo do que se tratava, nunca havia visto uma rotunda tão gigante, aqueles jardins me encantaram, os pombos e gaivotas a andar livremente entre as pessoas, senhores a ler tranquilamente seus jornais, gente apenas de passagem e alguns, assim como eu, a admirar aquele imponente monumento no centro da praça, fiquei alguns minutos tentando decifrar o que ele representava, do que se tratava e o que significava para o Porto.


Mapa da Rotunda da Boavista
Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular


O monumento em questão trata-se do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, que foi uma guerra que uniu os portugueses e os ingleses contra os exércitos de França, de Napoleão Bonaparte, na Península Ibérica, no período de 1808 a 1814. O projeto é uma obra do escultor Alves de Sousa e do arquiteto Marques da SilvaSaiba mais sobre o Monumento e a praça aqui.



Não canso de falar como eu amo a primavera em Portugal. Aquelas árvores centenárias da praça encheram meus pulmões de oxigénio e, mesmo que ao redor da rotunda o trânsito seja intenso e a vida corra agitada, lá, no meio daquela praça, com seus jardins repletos de camélias, liquidâmbares, braquiquitos e tílias, a vida parece parar, a tranquilidade reina. Esqueci-me completamente que estava no meio de uma cidade, senti uma paz tão grande, mas a verdade é que não tirei os olhos daquele monumento, aquele leão massacrando aquela águia deixou-me com um enorme ponto de interrogação na cabeça, deixou-me com sede de saber mais da história do lado de cá, a história de Portugal. Resta-me pesquisar e estudar, conhecimento nunca é demais.
Como eu sempre ando a fotografar tudo e qualquer coisa, com a câmera ou telemóvel,  fiz algumas fotos desse lugar tão bucólico e romântico.




Camélias


camélias
A linda Camélia


As flores são sempre a melhor parte da Primavera

Local: Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida como a Rotunda da Boavista.
Ponto de Referência: fica em frente à Casa da Música.
Monumento: Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular


Lanne Machado

14 comentários:

  1. Conheço mal o Porto mas conheço a Rotunda da Boavista.


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderEliminar
  2. É tão bonito!! E as fotos estão muito giras!
    Esperamos ir visitar um dia :)
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Não conheço nada de Porto mas meu tio fala que vale a pena conhecer... achei os lugares bem lindos e as fotos também maravilhosas. Quando tiver oportunidade de ir praí com certeza irei visitar esses lugares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é um lindo lugar, gosto bastante dessa tranquilidade...

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Porto tem lugares lindos ~
    adorei cada foto
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Não sou do Porto mas conheço-o bem de tantas visitas que lhe faço. Reconheço e encantou-me da mesma forma e o seu contexto, o meu pai contou-me na época que a visitei na primeira vez. A primavera é fantástica e nesse local dá para desfrutar, no entanto, para mim é complicado porque sofro imenso com alergias. Mas adorei as fotos, essas flores são lindíssimas! E sabes os nomes todos, haha magnifico! :) Aproveita essa paz para cortar um pouco o ambiente metropolitano :)

    Tens aqui um contexto: http://retirodosantos.blogspot.pt/2010/12/rotunda-da-boavista-no-porto.html

    meg,
    swacre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, que pena que tens alergia,os nomes eu pesquisei antes de fazer o post, só sabia de uma flor. Realmente a primavera é fantasística.

      Beijinhos e obrigada pelo comentário .

      Eliminar
  6. Que lugar mais encantador, suas fotos ficaram lindas demais! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é um lindo lugar! Obrigada pela visita. Beijinhos!!

      Eliminar

Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do Life Enthusiast.
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)
♡ Blog Life Enthusiast ♡ Instagram ♡ Facebook<a