Já ouviu falar de Armário Cápsula?

Armário Cápsula

Foi em 2014 que o armário cápsula ganhou notoriedade depois que a blogueira americana Caroline Rector, passou a disseminar a ideia de uma armário versátil, compacto e atemporal, ou seja, um armário com peças essenciais, com seu estilo e gosto pessoal.


O armário pode ser por estação do ano ou para o ano inteiro. Ela organizou um armário de 37 peças incluindo roupas de sair e sapatos. Entretanto isso não é uma regra, é opcional e de acordo com seu estilo de vida, você apenas precisa ter boas peças (isso não quer dizer peças caras) e saber combiná-las entre si.

Essa ideia está ganhando muito adeptos pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil, mesmo que em pequena escala, já podemos ver na Internet alguns apreciadores desse estilo de vida. 



Projeto Armário Cápsula por Caroline Rector: (fonte: blog Unfancy da Caroline Rector)

"Não admirava meu armário, ele não fazia sentido. Refletia o meu stress emocional, não é meu estilo. Eu queria uma mudança. Eu queria parar de gastar dinheiro em compras emocionais. Eu queria parar de encher meu armário com roupas baratas. Eu queria parar de acreditar que roupas me traria felicidade.
Então, eu pesquisei tipos de coisas como "como encontrar o seu estilo" e "como conter um problema de compras" até que me deparei com o termo "Armário Cápsula" de Susie Faux, e tudo sobre vestir-se bem com uma pequena quantidade de roupas."
(Caroline Rector)

  • É a regra : Suas 37 peças devem incluir: no máximo, blusas , vestidos, calças, saias e sapatos. Suas 37 peças não devem incluir: roupas de ginástica, joias, acessórios, bolsas, roupa de banho, pijama/loungewear, cuecas, e jeans que usa quando você pintar a sala de estar.
  • Por que 37? Depois de ter tentado números diferentes, eu estabeleci-me em 37. Por exemplo, sabia que queria 9 pares de sapatos, partes de baixo, 9 e 15 no máximo. Então os 4 restantes eram apenas o suficiente para 2 vestidos e 2 jaquetas/casacos. Ainda a sinto mínimo generoso.
  •  Se 37 não é um número ideal para você, encontre um número certo.
  • Só vista essas 37 peças para 3 meses. Eu divido as minhas assim: inverno (janeiro-março) (abril-junho), primavera, verão, outono (julho-setembro) (outubro-dezembro).
  • Aproveite seu armário cápsula, e não vá comprar durante a temporada de 3 meses, ou até você conseguir dominar esse impulso consumista. 

  • Durante a últimos dias ou duas semanas dos três meses, comece a planejar os próximos três meses temporada, pode até fazer algumas compras conscientes. 
  •  A quantidade que você compra para cada estação nova é com você, mas se lembra, isso é um desafio minimalista. Então, menos é mais, sabe? Delimite de 4 a oito peças para compra por temporada 

Armário Cápsula


Por onde começar?



Passo 1: Esvazie o seu armário. Sério, pegue absolutamente tudo do armário e coloque-o em sua cama. 


Passo 2: Classifique cada artigo dessa forma. 
  • AMO - Coloque-o de volta no seu armário.
  • TALVEZ - Isto é para os artigos que tenham um valor sentimental. Coloque tudo isso em uma caixa e armazene-a na garagem. Você pode ir pegar as coisas dela, ou não. Se ainda estiver na caixa no fim dos três meses, é hora de dizer adeus.
  • NÃO - Doe, troque com um amigo, ou vende para financiar suas compras novas.
Passo 3: Organizar o q ficou e começar a planejar seu armário cápsula. 

Armários Cápsulas por estação


Armário Cápsula de primavera

Armário Cápsula de outono

Armário Cápsula de verão

Armário Cápsula de inverno

Algumas composições da Caroline Rector 


Armário Cápsula Caroline Rector

Armário Cápsula Caroline Rector

Armário Cápsula

Basicamente e bem resumidamente, é esse o projeto da Caroline, se você quiser saber mais sobre esse projeto e conhecer o Blog dela, acesse: www.un-fancy.com ou se preferir, conheça a idealizadora inicial dessa ideia, Susie Faux, que vem ganhando espaço e mudando a vida consumista de vários homens e principalmente mulheres.
No país do consumismo, onde o "ter" vale mais que o "ser", um projeto como esse é totalmente válido e benéfico, principalmente na era da blogosfera e do poder de incentivo ao consumo desenfreado que essa mídia tem.
Por várias razões, apoio essa tendência do bem, que leva ao auto-conhecimento, a reflexão sobre os nossos devaneios consumistas, o consumo consciente, a reutilização de roupas e incentivo ao desapego do que não te faz bem. Isso tudo torna sua vida mais leve e descomplicada. Digo isso com propriedade, pois aderi ao Armário cápsula, estou amando, finalmente encontrei meu estilo e me livrei do consumismo e do acúmulo de roupas e itens materiais. Mas isso é matéria para outro post.
“Todos nós já tivemos inveja do armário dos outros. Fomos condicionadas a querer o armário do tamanho de uma sala das celebridades, sabe? E mesmo que eles sejam super legais, você pode ser feliz de verdade com muito menos"
(Caroline Rector)

Hoje fico por aqui, você ainda vai ler muita coisa sobre esse assunto aqui no blog. O próximo post falarei sobre meu armário cápsula, e porque montei.

Xoxo!!!! 
Bjs!!!!

Instagram @islannemachado

Lanne Machado

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do Life Enthusiast.
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)
♡ Blog Life Enthusiast ♡ Instagram ♡ Facebook<a