Livro: Não se Apega, Não

Olá gente! Vou fazer hoje alguns comentários sobre o livro "Não se Apega, Não" da Isabela Freitas. De antemão devo admitir que não faço parte do púbico alvo do livro, e nem muito menos sou crítica literária, vou expor apenas minha opinião como leitora. 



Livro: Não se Apega, Não | resenha

"Não se Apega, Não” é um misto de ficção com não ficção e autoajuda. Diferente do que muitos pensam, não é real. A autora, assim como tantos, buscou inspiração na sua vida e em história que ela viu e ouviu. Então não se iluda pensando que é uma autobiografia, porque não é. Na verdade o livro conta a história da linda loirinha Isabela, uma jovem de 22 anos, inteligente, sonhadora, ingênua, amiga, romântica, imatura e meio "complicadinha". Que após o término um tanto previsível do seu "namoro dos sonhos", passa a mudar de atitude diante dos relacionamentos, buscando desapegar do que não estar a ser útil em sua vida. Em meio a essa mudança ela narra acontecimentos, fazendo uma espécie de ligação narrativa de autoajuda em forma de conselhos "filosóficos"

Livro: Não se Apega, Não | Resenha

A Isabela tem um melhor amigo, sabe aquele amigo dos sonhos de toda garota? Pois bem, esse amigo é o Pedro, com sua personalidade intrigante, misteriosa, meio rock star e totalmente sedutora, ele desempenha um papel fundamental na vida de Isabela (os melhores amigos são assim). Devo confessar que o Pedro é meu personagem favorito do livro. 

Livro: Não se Apega, Não | RESENHA

Quando estava lendo o livro, veio em minha mente aquela música dos Raimundos "Mulher de Fases", "Complicada e perfeitinha você me apareceu...”, lembram? Pois foi essa a minha impressão da Isabela. Tinha horas que queria entrar no livro e dizer "acorda Isabela". Tive um caso de amor e ódio por ela, e isso não é estranho, aconteceu o mesmo com a heroína dos vampiros Isabella Swan (protagonista de Crepúsculo), e mesmo assim crepúsculo é minha série de livros favorita, o que me faz lembrar a musa dos irmãos Salvatores, a linda Elena Gilbert de The Vampire Diaries, ou até mesmo a pedante e mimada Catherine Earnshaw de Morro dos Ventos Uivantes, esse último é meu romance favorito. As muitas semelhanças entre ambas, só faz-me entender melhor esse misto de impressões (versos sentimentos) que tive da Isabela do livro em questão. Uma protagonista perfeitinha e acima do bem e do mal, não tem graça. Protagonista bom é aquele cheio defeitos, que luta para vencer seus monstros internos no decorrer do livro e foi isso que a Isabela fez e fará no desenrolar da história. 

Livro: Não se Apega, Não | Resenha

O livro é narrado em primeira pessoa, apresentando um vocabulário não muito rebuscado e bem longe do complexo, a sua linguagem é totalmente contemporânea e bem atual, com uma narrativa simplória. Em alguns momentos pensei estar a ler um livro americano. O que não acho mal, pois adoro os livros americanos e para quem ler muito esse tipo de literatura, fica impossível não incorporar alguma coisa em suas criações literárias. "Não se Apega, Não" apresenta muitos clichês da vida cotidiana, mas o que é nossa vida senão um clichê

Livro: Não se Apega, Não | Resenha

Confesso que o livro não é meu estilo literário favorito, porém eu leio de tudo, e adoro conhecer novos autores e viajar no universo dos livros. Eu li e não me arrependo. Esperava mais, confesso (também esperei mais de Crepúsculo e de 50 Tons de Cinza), por isso já comprei a continuação o "Não se iluda, Não", estou sabendo que o terceiro livro é sobre o Pedro, e já estou aguardando ansiosa, adoro o Pedro! 

Livro: Não se Apega, Não | Resenha

Em suma, é uma leitura leve, contemporânea, infanto-juvenil/juvenil (apesar de ter muita gente de 30 ou mais que merecem ouvir uns conselhos da Isabela, só alguns, não me levem a mal). Se me dessem esse livro quando eu tinha 16 anos e passava a hora do recreio na biblioteca lendo Agatha Christie e Sidney Sheldon, eu assumo que não leria, mas hoje com a mente aberta e menos intrínseca, eu me aventuro sim nessas leituras modernas e cheias de clichês. É vida real gente! E quem não gosta dela assim cheia de clichês contemporâneos, atire a primeira pedra! 

Xoxo!!!! 
Bjs!!!!

Imagens:  Nikon Coolpix p520 | Editor: VSCO
Participação: Elvis, meu gato

Sigam o instagram do blog @blogdalanne 
e meu pessoal @lanne_machado_


Lanne Machado

11 comentários:

  1. Eu já tinha escutado falar nesse livro, e muito! kk' tenho vontade de ler, já dei uma olhada nas frases dele e achei bem legal
    www.byanak.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigada pela visita, ele é um livro bom, espero que lei brevemente. Bjinhos

      Eliminar
  2. Oi Lanne!
    Já vi alguns comentários sobre esse livro, massss... não sei, não me convenceu ainda. HAHAH
    Estou terminando o como eu era antes de vc, e já estou com outro prontinho me esperando!
    Beijão!

    www.vintagemoderno.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi linda, o livro também não me convenceu no inicio, mais sou bem eclética e consigo tirar o melhor dos livros. Bjinhos flor e obrigada pela visita.

      Eliminar
  3. Sim, querida. Infelizmente a doença foi-me diagnosticada em Outubro e a caminhada nem sempre tem sido fácil. Mas pronto, tudo vai mudar. :)

    quando vieres para aqui terás oportunidade de testar produtos da marca e acho que vais gostar. vais residir relativamente perto, o que é ótimo :)

    em relação ao livro, devo confessar que não me atraia muito tal como a ti. eu prefiro livros que não tenham trilogia e que sejam somente um livro, entendes ? :)

    NEW OUTFIT POST | Rail Station
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Miguel, espero que melhore, sim, irei morar perto, rsrs. Eu já gosto de trilogia e livros piegas. rsrss
      Bjinhos fofo.

      Eliminar
  4. bom... eu não curto muito os livros da Isabela. Fui enganadinha achando que era biografia porque não compreendo qual a presunção imensa que a pessoa precisa ter pra dar o seu próprio nome à um personagem AHAHAHAH

    é interessante da perspectiva de passar o tempo, mas... não, não gostei.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hellz, eu não me sinto enganada, porém também pensei que fosse biografia, acho que a Isabela do livro é o Alter Ego da Isabela real. Adoro saber a opinião de vocês. BjINHOS FLOR

      Eliminar
  5. Amei sua resenha me deixou com vontade de ler bjs
    www.maniasdapatty.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Patricia, espero que tenha uma boa leitura. Bjinhos querida

      Eliminar

Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do Life Enthusiast.
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)
♡ Blog Life Enthusiast ♡ Instagram ♡ Facebook<a